Can't read or see images?  View this email in a browser
 

Setembro 2019

A 6a Conferência da Plataforma dos Atores Interessados do Atlântico (ASPC2019) se realiza-se este ano nos dias 12 e 13 de Novembro no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, Porto, Portugal, no âmbito da Conferência Internacional Business2Sea (B2Sea), organizada pelo Fórum Oceano e a CETMAR.

Fique atento ao nosso sítio eletrónico para mais informações sobre a ASPC2019. Para estar sempre a par das últimas novidades, siga-nos no Twitter e no Facebook.

Por falar em eventos...


Na sexta-feira 27 de Setembro o nosso Hub Nacional Espanhol realizará o seu Evento Nacional de 2019 em Baiona, Pontevedra, Espanha. Durante o evento serão apresentados os desafios nacionais atuais relacionados com a Economia Azul. Embora a inscrição para este evento já esteja encerrada, incentivámo-lo a entrar em contato com o seu Hub Nacional para obter mais informações sobre futuros eventos, assim como sobre o apoio que o Hub pode prestar na busca de parceiros de projetos e informação sobre os mecanismos e as oportunidades de financiamento.


Partilhe as suas Melhores Práticas!


O Atlantic Games, MARINER, SPILLESS, e o European Blue Biobank (EBB) são todos vencedores dos Atlantic Project Awards 2018 e constituem ótimos exemplos de iniciativas bem-sucedidas lançadas na bacia marítima do Atlântico.

O Mecanismo de Assistência publicou vídeos curtos sobre os referidos projetos, que se encontram disponíveis no nosso canal YouTube clicando nos nomes dos projetos acima.

Estamos sempre à procura de exemplos de melhores práticas para incluir no nosso sítio eletrónicEstamos assim disponíveis para receber sugestões da comunidade por correio eletrónico (helpdesk@atlanticstrategy.eu) ou através do nosso formulário em linha.

O DataHub Marítimo em revista...

Tem um projeto marítimo na área do Atlântico que não está incluído no mapa? Para o incluir basta contactar o seu Hub Nacional!

Desde a sua entrada em vigor em 2013, o Plano de Ação para o Atlântico tem impulsionado mais de 1.200 novos projetos marítimos e quase 6 mil milhões de euros em investimentos. Para exibir todos estes projetos, a EASME lançou o DataHub Marítimo, uma ferramenta interativa que é constantemente atualizada e gera informação sobre os projetos e as empresas financiadas por programas da UE e dos Estados-Membros. A ferramenta é composta por 3 módulos: Um mapa interativo; Uma lista de projectos e beneficiáries; Um modulo de estatísticas. Os utilizadores podem realizar pesquisas utilizando filtros tal como o orçamento alocado por país ou por setor marítimo, gerar as suas próprias estatísticas e exportar dados em diferentes formatos tal como em imagem, PDF ou ficheiro csv.

  

  

À procura de novidades?

Apoiar a Implementação do Ordenamento do Espaço Marítimo (OEM) na região do Atlântico

O projeto SIMAtlantic teve início em Julho 2019 e visa reforçar as relações entre as pessoas e equipas que trabalham no domínio do OEM nos cinco países da bacia marítima do Atlântico.

Plataforma BlueInvest 

Já consultou a nova plataforma BlueInvest, que visa apoiar a preparação para o investimento e o acesso ao financiamento para empresas em fase inicial, PMEs e Scaleups na área da economia azul

Consulte a plataforma BlueInvest para obter mais informações.

Deseja mais informação… 

Deseja mais informação, mas não tem a certeza onde a pode encontrar?

Secção de notícias;

Conta do Twitter da equipa central;

Facebook;

LinkedIn.

Contas do Twitter dos Hubs Nacionais: Irlanda, Reino Unido, França, Espanha, Portugal.

Futuras oportunidades de financiamento 

Criar um mercado aberto para dados industriais (RIA) 
(Europeu)
Em conformidade com os objetivos do modelo Ciência Aberta e Inovação Aberta, o desafio é tornar os dados JUSTOS através de um sistema comum e eficaz de informação que permite nomeadamente a partilha de dados entre empresas e permite a introdução de produtos, processos e serviços novos ou melhorados. Tal sistema deverá tomar a forma de um mercado de fácil utilização e de última geração, acessível a todos os fornecedores e utilizadores dos dados para maximizar a transferência de conhecimentos em todos os setores económicos. O mercado deve ser baseado em documentação harmonizada sobre os dados, ontologias acordadas conforme gradualmente previsto pelo NMBP-39-2020 (Towards Standardised Documentation of Data through taxonomies and ontologies) e ser flexível a fim de se adaptar aos desenvolvimentos emergentes dos Industry Commons.
Prazo: quinta-feira, 12 de Dezembro 2019.
Expérimentation d’innovations Numériques
(France, Bretagne)
La Région Bretagne lance la quatrième édition de l'appel à projets «expérimentation d’innovations numériques» visant à créer une dynamique régionale par l’accélération et la mise sur le marché de produits et services numériques innovants appliqués à une ou plusieurs des filières prioritaires pour la Bretagne. Cet appel à projets est ouvert jusqu'au 25 novembre 2019. En appui sur l’ingénierie des technopoles bretonnes dans le cadre de leur mission régionale, l'objectif de cet appel à projets est de faciliter la réalisation de projets d'expérimentation de produits et services numériques innovants appliqués à une ou plusieurs des filières prioritaires pour la Bretagne.
Date limite: Lundi, 25 Novembre 2019.
Plus d’informations en cliquant ici.
Call Blue Economy
(Portugal)
A Call Blue Economy investe entre 300 mil euros e 1 milhão de euros em projetos inovadores de base científica e tecnológica, que promovem soluções inovadoras para estimular a competitividade das principais cadeias de valores e o desenvolvimento do setor da economia do mar em determinadas áreas, i.e. aquacultura, Biotecnologia Azul (Marinha), Energias Renováveis dos Oceanos, soluções tecnológicas e turismo náutico.
Prazo: quinta-feira, 31 de Outubro 2019.
Subsídios para projetos marítimos e relacionados a navios 
(Europeu)
A Fundação Nippon convida a apresentação de pedidos de subsídios para projetos marítimos ou relacionados com navios. Estes subsídios visam apoiar projetos relacionados com os oceanos. Organizações regionais ou internacionais sem fins lucrativos, incluindo instituições de ensino e de investigação mundiais, excluindo organizações Japonesas, poderão submeter pedidos de financiamento. Geralmente, os projetos têm uma duração de até cinco anos.
Prazo: terça-feira, 31 de Dezembro 2019.
Ayudas a los planes de producción y comercialización
(España, regional)
Apoyar medidas destinadas a la preparación y aplicación de los planes de producción y comercialización así como conceder ayudas destinadas a medidas de comercialización de productos de la pesca y acuicultura. 
Fecha límite: Martes, 31 de diciembre de 2019. 
Mais oportunidades 
Descubra mais oportunidades no nosso sítio eletrónico.

Próximos eventos de terceiros 

30 Sep. - 2 Oct. 2019
MARINE REGIONS Forum 2019 (Berlim, Alemanha)
30 Sep. - 3 Oct. 2019
Conférence Smart Rivers 2019 à Lyon (Lyon, França)
7 - 10 Oct. 2019
European Week of Regions & Cities (Bruxelas, Bélgica)
 11 - 13 Oct. 2019
POSIDONIA GREEN FESTIVAL (Barcelona, Espanha)
21 - 25 Oct. 2019
ESP10 CONFERENCE (Hannover, Alemanha)
23 - 24 Oct. 2019
Our Ocean 2019 (Oslo, Noruega)
 24 - 25 Oct. 2019
BioRemid2019 (Porto, Portugal)
7 - 11 Oct. 2019
42nd CIESM Congress (Estoril, Portugal)
10 - 17 Nov. 2019
Science Week 2019 (Irlanda) 

Consulte o nosso calendário na página inicial do nosso sítio eletrónico para estar a par dos próximos eventos.

 
 
Not interested? Unsubscribe | Update profile
Assistance Mechanism for the Atlantic Action Plan | Rue de Marteau 81 1000 Brussels, Belgium
Authorized representativeHelpdesk Support Team of the Atlantic Action Plan | Email addresshelpdesk@atlanticstrategy.eu | Phone+30 210 7299832